sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Melhores trechos de Factótum - Buk


“Depois de cerca de dez minutos, senti subir uma nuvem de poeira por entre as fendas do assento. Era uma poeira muito velha, de caixão, fedia a morte, a alguma coisa morta havia um longo tempo. Penetrou em minhas narinas, alojou-se em minhas sobrancelhas, tentou entrar na minha boca.”

“Seu nariz era largo demais e não havia como não reparar em suas orelhas: pareciam prestes a fugir de sua cabeça.”

“Era como se meu crânio fosse feito de algodão, ou então um pequeno balão cheio de ar. Eu podia sentir o espaço em meu crânio. Não podia compreendê-lo.”

“O gerente era um cara alto e feio, de bunda chupada (…). Ele tinha um bigode cor de areia, cabelos cor de areia e uma bunda chupada.”

“Eu era um homem que se fortalecia na solidão; ela era para mim a comida e a água dos outros homens. Cada dia sem solidão me enfraquecia. Não que me orgulhasse dela, mas dela eu dependia.”

“Outra vez olhei para os rostos. Era como uma visão do inferno constantemente repetida. Cada novo carregamento de rostos era mais feio, demente e cruel que o anterior.”

“Eu era visitado por centenas de demônios que o diabo em pessoa não podia tolerar.”

“Recebi o treinamento de um elfo desdentado, cujo olho esquerdo era coberto por uma membrana de um branco esverdeado, coberta por finas veias azuis.”

“Nesses tipos de trabalho um homens cansa. Vai a um estado de exaustão superior à fadiga. Diz coisas loucas e luminosas. Fora de mim, amaldiçoei e disse asneiras e piadas e cantei. O inferno se encheu de gargalhadas. Até mesmo o elfo riu de mim.”

“O bar mais próximo devia ter uns cinquenta anos. Dava para sentir o cheiro de urina, merda e vômito acumulados ao longo de meio século brotando das frestas do piso, visto que os banheiros ficavam no andar de baixo.”


Sim?
Sou escritor, temporariamente sem inspiração.
Oh, um escritor, é?
Sim.
Tem certeza disso?
Não, não tenho.
O que você escreve?
Contos, na maior parte das vezes. Estou na metade de um romance.
Um romance, é?
Sim.
E qual é o título?
“A torneira pingante do meu destino”.
Oh, gostei disso. Do que se trata a história?
De tudo.
De tudo? Você quer dizer, por exemplo, que trata do meu câncer?
Sim.
E minha esposa?
Também está lá.”
“Pela manhã, tudo estava muito silencioso e pensei, isso é ótimo, levaram-no para o hospital ou para o necrotério. Talvez agora eu consiga dar uma cagada.”

“Como, diabos, pode um homem gostar de ser acordado às 6h30 da manhã por um despertador, sair da cama, vestir-se, alimentar-se à força, cagar, mijar, escovar os dentes e os cabelos, enfrentar o tráfego para chegar a um lugar onde essencialmente o que fará é encher de dinheiro os bolsos de outro sujeito e ainda por cima ser obrigado a mostrar gratidão por receber essa oportunidade?”


http://harryisalive.blogspot.com.br/2011/11/melhores-trechos-de-factotum-de-charles.html

Nenhum comentário: